quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Natal dos 3 Eres e as Histórias do Menino Jesus

O Natal dos 3 Eres e as Histórias do Menino Jesus

História do Nascimento de Jesus
Baseada nos Evangelhos da Bíblia e adaptada por Sandra Monica Silva e Josédina Ribeiro - SEMCTUR.


Eu me chamo Maria. Sou uma jovem mulher e casei com um homem chamado José, que trabalha como carpinteiro. Nós moramos na Palestina. Um dia desses, eu estava varrendo o quintal de minha casa quando de repente um anjo apareceu. Fiquei assustada, mas o anjo me falou com voz doce:
- Não tenha medo, Maria. Você dará a luz um nenê e ele será chamado Filho de Deus.
Eu fiquei muito alegre em saber que teria um nenê e que a minha prima Isabel também seria mãe. Quando ouvi a notícia do anjo corri para a casa de Isabel e contei tudo a ela. Isabel muito alegre me falou:
- Bendita é você entre as mulheres!

Naquela época, o imperador romano, Cesar Augusto, convocou todas as pessoas para retornarem a sua cidade natal para serem contadas no Censo. José, meu marido e eu fomos para Belém, cidade onde nascemos. Retornamos para lá. Eu estava com a barriga muito grande, pois o meu nenê já ia nascer.

Quando chegamos a Belém, por causa do Censo, a cidade estava cheia de gente e todos os quartos nas pensões estavam ocupados. Tivermos que ficar numa estrebaria, local onde dormiam as vacas, bois, ovelhas, carneiros, galos e galinhas. Naquela noite nosso nenê nasceu e nós o enrolamos numa manta e o deitamos numa manjedoura, que era o lugar onde os animais comiam.

Nesta mesma noite alguns pastores nos visitaram e falaram que, perto dali, enquanto cuidavam das ovelhas, um anjo brilhante apareceu e eles ficaram apavorados. O anjo os acalmou e disse:
- Não tenham medo porque eu trago novas de grande alegria! Hoje nasceu, em Belém, o Salvador, que é Cristo o Senhor!
Imediatamente, milhares de anjos apareceram dizendo:
- Gloria a Deus nas maiores alturas e paz na terra!

Dias depois, três Reis Magos, vindos do Oriente, trouxeram presentes para o nosso filho: ouro, incenso e mirra. Eles disseram que seguiram uma estrela muito brilhante que indicava onde estaria o nenê. Também nos avisaram que fugíssemos dali, porque o Rei Herodes, sabendo do nascimento de outro Rei que governaria a Palestina e todo o resto do mundo, ficou com muita raiva e poderia fazer alguma maldade conosco. Este Rei seria o nosso filhinho, que chamamos de Jesus.


A História da Aranha e a Sagrada Família
Baseada na história de Câmara Cascudo e adaptada por Sandra Monica Silva e Josédina Ribeiro - SEMCTUR.

Obs.: antes de contar esta segunda história, faça o jogo do “Lembra” sobre a história com as crianças.

No seu palácio o governador da Palestina, Herodes, contorcia-se de raiva e de ciúmes. Ouvira pelos Reis Magos que em Belém nascera outro Rei. Como agüentar essa afronta? O único rei da Palestina era ele. Tinha de acabar com esse intruso...
Chamou seus oficiais e transmitiu-lhes a ordem cruel: matar todas as crianças! Os soldados de Herodes não tiveram compaixão por ninguém e invadiram as casas e mataram todos os bebês que encontraram.

Com muito medo, José e Maria enrolaram o nenê em um cobertor e fugiram para o Egito. No caminho, eles estavam sendo perseguidos pelos soldados que procuravam as crianças para matar. Correndo apavorados, pegaram um atalho e chegaram até o meio do mato. Desesperados, resolveram fazer uma oração a Deus da seguinte maneira:
"- Deus Todo Poderoso, faça com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os soldados não nos peguem!!!"

Percebendo que os soldados se aproximavam da caverna onde eles estavam escondidos, Maria e José, viram que na entrada, apareceu uma aranha que começava a tecer sua teia.
José, cada vez mais angustiado, resolveu fazer outra oração:
"- Senhor, eu te pedi anjos, não uma aranha! Senhor, por favor, com sua mão poderosa, coloque um muro forte na entrada desta caverna, para que os soldados não consigam entrar e matar nosso filhinho..."

José, então, abriu os olhos esperando ver um grande muro tapando a entrada. Mas, viu apenas a aranha tecendo a teia. Quando os soldados entraram na trilha, perto da caverna onde José e Maria estavam escondidos em silêncio, escutaram um dos soldados falar:
" - Vamos entrar nesta caverna!” Mas, um outro soldado disse:
- "Não, não vá por aí, você não está vendo que tem até teia de aranha? Nada entrou por aqui, com certeza! Vamos continuar procurando nas próximas trilhas..."
E assim, José, Maria e Jesus foram salvos!

O Presente da Aranha - um pequeno animal oferece uma grande lição: gastar as próprias energias para defender e promover a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com