quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UMA HISTÓRIA COM MIL MACACOS

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu
Oficinas Culturais – Setembro e outubro de 2010


UMA HISTÓRIA COM MIL MACACOS
De Ruth Rocha - Setembro de 2010

1ª PARTE DA HISTÓRIA

Lá na minha terra morava um grande cientista: o Doutor Eduardo Quaresma. Ele estava estudando a personalidade de diversos animais. Para isso, ele precisava observar os animais.

Então um dia o Doutor precisou arranjar alguns macacos, para observar o comportamento deles. Na minha cidade não tem Jardim Zoológico. E mesmo que tivesse, eu acho que os zoológicos não andam emprestando bichos sem mais nem menos.

Por isso, o Dr. Quaresma mandou um telegrama para o amigo dele, lá na Amazônia. Um tal de Jeremias não sei do quê. O telegrama era assim:

“PRECISO DE MACACOS PARA MEUS ESTUDOS. MANDE 1 OU 2 MACACOS. ABRAÇOS.
QUERESMA”

O Zeca é o nosso telegrafista. Ele é meio desligado, distraído... Mas mandou o telegrama e o Doutor Quaresma ficou esperando o resultado. Um dia chegou pelo trem das duas uma porção de caixas endereçadas ao Doutor. O Doutor ficou espantado, porque nas caixas vinham uns 10 ou 12 macacos.
- Ora essa, que exagero do Jeremias! - Pensou o Doutor.

Mas também ficou satisfeito porque podia começar seus estudos. Acomodou os macacos como pode no quintal, onde havia muitas árvores, para espanto das galinhas do galinheiro.

No dia seguinte, pelo trem das duas, chegou mais um carregamento para o Doutor com mais 10 ou 12 macacos. Quando a encomenda chegou, o Doutor apavorou:

- SERÁ QUE JEREMIAS FICOU MALUCO?

Mas guardou os macacos e prosseguiu nos seus estudos...

Só que no dia seguinte, no dia seguinte ao dia seguinte, e nos dias que se seguiram ao dia seguinte... Todos os dias, pontualmente, pelo trem das duas, chegava um novo carregamento de macacos. O Doutor começou a ficar desesperado!

- QUE SERÁ QUE DEU NO JEREMIAS?

E resolveu falar com o Zeca e verificar o telegrama que ele tinha mandado. E caiu das nuvens quando o Zeca mostrou o texto do telegrama a ele. É isso, seu Doutor, mandei o telegrama direitinho.

TELEGRAMA:
DESTINATÁRIO:
JEREMIAS DA SILVA PT
AMAZONIA PT
PRECISO MACACOS PARA MEUS ESTUDOS PT MANDE 1 0 2 MACACOS PT ABRAÇOS PT
REMETENTE: EDUARDO QUARESMA PT

Em vez de 1 ou 2, o Zeca escreveu: 1 0 2 macacos – cento e dois macacos!
O caso era grave! No quintal do doutor Quaresma já havia uma verdadeira macacada! Os meninos passaram pela casa do Doutor e apontavam: É ali que mora o doutor dos macacos!

O preço da banana, na cidade, ficou caríssimo, porque o Doutor comprava tudo que era banana para alimentar a macacada. FINAL DA 1ª PARTE.


2ª PARTE DA HISTÓRIA (conte a 2ª parte da história noutro dia de atividade cultural. Antes de contar a 2ª parte, relembre a 1ª parte da história com as crianças).

O Doutor resolveu passar outro telegrama urgente para Jeremias. Foi ao Correio falar com Zeca.
- Seu Zeca, preste bem atenção! Vamos mandar um telegrama ao meu amigo dos macacos. Escreva aí: “PARE DE MANDAR MACACOS”. Mas o Zeca era teimoso e disse:
- Não é melhor explicar bem? Que a cidade é pequena, a macacada é grande...
- Não, não! – o Doutor insistiu.
- Escreva como eu disse: “PARE DE MANDAR MACACOS”.
- Mas, Seu Quaresma, não é melhor explicar direitinho, que é para entender.
- NÃO! PARE DE MANDAR MACACOS! Fica muito bem explicado.
O Zeca tomou nota e enviou o telegrama:
“NÃO PARE DE MANDAR MACACOS”.

Ai é que os macacos não paravam de chegar nunca mais... Todos os dias, pelo trem das duas, chegava um novo carregamento. O Doutor já tinha tentado soltar alguns no mato, mas eles voltavam para a cidade e faziam as maiores loucuras. Já tinha dado macaco a tudo que era amigo, mas as mulheres dos amigos nem falavam mais com ele. E o Doutor voltou mais uma vez ao correio para falar com o Zeca e pediu para ler o texto do telegrama que era assim:

TELEGRAMA:
DESTINATÁRIO:
JEREMIAS DA SILVA PT
AMAZONIA PT
“NÃO PARE DE MANDAR MACACOS”.
PT ABRAÇOS PT
REMETENTE: EDUARDO QUARESMA PT

E eu nem vou contar a vocês o que o Doutor disse pro Zeca...
No dia seguinte, quando o trem das duas chegou com mais um carregamento de macacos...
Enquanto os empregados estavam na estação e tiravam os macacos por um lado do trem, o Doutor Quaresma embarcava pelo outro, nunca mais ninguém da minha cidade ouviu falar do Doutor.

E os macacos? Bem, quando o Doutor fugiu da cidade, deixou uma carta, com cópia para todo mundo. A carta dizia assim:

“EU VOU EMBORA DESTA CIDADE, MAS DEIXO TODOS OS MEUS BENS PARA O MEU QUERIDO AMIGO ZECA TELEGRAFISTA. EDUARDO QUARESMA”
E assim o Zeca recebeu de presente os bens do Doutor: a macacada toda. E até hoje o Zeca é babá de macaco.


Atividades relacionadas ao Encontro de Formação da História do Doutor Quaresma e os Macacos – Encontros nos dias 27 de setembro e 04 de outubro de 2010.
Agradecemos a participação criativa de todos/as estagiários da cultura.

Estas atividades estão organizadas em três blocos: Palavra, Corpo e Território (bairro). Sugerimos que você utilize atividades dos três blocos com as crianças.


1 - ATIVIDADES COM O CORPO

1.1 Brincar de Mímica

 Realize imitações com as crianças de acordo com os gestos dos animais da história e outros utilizando: o corpo, sons e movimentos.

Variações:

 As crianças deverão imitar o movimento dos macacos. O estagiário faz várias perguntas e para cada uma delas as crianças fazem uma mímica da resposta.

 Em círculo, cada criança faz um gesto, a segunda criança faz outro gesto e repete o anterior e assim sucessivamente. Sai da roda aquela criança que erra a seqüência dos gestos.

 Cada criança do grupo deverá tirar um papelzinho e terá que imitar o personagem que sorteou para que outros membros do grupo adivinhem. Quem não conseguir fazer uma imitação que o grupo não consiga descobrir, terá que pagar uma Prenda.

 Coloque ou cantem a música da Xuxa “Imitando o Macaco” e peça às crianças que imitem o macaco dormindo, dançando, comendo, fazendo careta, cantando com grunhidos, outros.

 Em círculo, peça às crianças que dancem como se fossem macacos. Para isso você deverá utilizar diversos ritmos diferentes (forró, rock, música lenta, funk, outros).

1.2 Brincando de Roda

 Em círculo, com as crianças em pares, uma dentro da roda e outra fora, canta-se a música:
“Olha o macaco na roda (três vezes)
E... quer sair
E ele quer sair 1...
E ele quer sair 2...
E ele quer sair 3”

(Quando cantam “3”, todas as crianças soltam as mãos e correm na maior bagunça, procurando um novo par. Uma das pessoas do grupo vai sobrar e quando refazem a roda, quem sobrou fica no meio). Cantam a música e a brincadeira recomeça.




1.3 - Brincadeira do Pego Macaco

 O estagiário é o doutor Quaresma. As crianças são os macacos bagunceiros.
Uma vez que o doutor consegue capturar o primeiro macaco, o mesmo passa a ser o doutor e assim sucessivamente. Até que todos os macacos(as crianças) sejam o doutor Quaresma.

Variações:

 Realize a brincadeira do macaco com apenas um doutor;

 A caça com uns quatro doutores. Desta forma a brincadeira se tornaria mais interessantes com o trabalho em equipe de cada grupo. Vence o grupo (doutor) que tive pegado a maior quantidade de macacos.

 Antes da brincadeira o estagiário poderia auxiliar na confecção de máscaras.


1.4 - Realização de Teatro

 Depois de conta a história, faça um sorteio para a escolha das crianças para representarem os personagens da historia como: os macacos, o doutor e o Zeca.

Variações:
 E cada grupo ficará responsável por encenar uma parte da história contada.
Grupo 1 – Encenar o início da história
Grupo 2 – Meio da história
Grupo 3 – Fim da história

 As crianças poderão escolhe o final da historia e apresentar na peça teatral. Essa atividade deverá ser dada antes de ser contado o final da história.


1.5 - Brincar de Queimada

 Brinque de queimada e peça as crianças para se movimentarem como macacos.


1.6 - Corrida do Macaco

 Confeccionem máscaras de macaco e banana, você e as crianças. Organize as crianças em duas filas (cada fila é um grupo), na linha de LARGADA. Coloque as bananas na linha de CHEGADA. Observe as distâncias entre as linhas de largada e chegada.
 Ao som do apito a criança da frente deve correr e pegar uma banana e se dirigir ao final da fila até chegar novamente no primeiro. Ganha o grupo que pegar mais bananas, sendo que o aluno só pode pegar uma banana de cada vez.


1.7 - O Macaco Fugiu

 Desenhe vários arbustos no chão em forma de círculo e um quadrado no meio. Coloque uma criança no quadrado e uma em cada arbusto. Ao sinal: “O macaco fugiu”, a criança deverá trocar de lugar; a que sobrar vai para o quadrado (que significa que o macaco foi preso).


1.8 - Fugindo do Macaco

 A turma escolhe uma criança para fazer o papel do macaco que ficará de olhos vendados. Os demais colegas imitarão o macaco (som e movimentos) e fugirão da criança que está de olhos vendados. Quando o macaco de olhos vendados pegar um colega, este que foi pego deverá imitar o som de um macaco e o macaco de olhos vendados, terá que descobrir o nome do colega que fez a imitação. Caso o macaco descubra, a criança pega será o novo macaco.


1.9 Macaquinhos nas Árvores

 Escolhem-se algumas crianças (preferencialmente as maiores) para serem as árvores. Estas crianças-árvores ficarão com os braços abertos como a copa das árvores. Cada árvore comportará um determinado número de crianças, acerte este número antes da brincadeira. Escolha uma criança para ser o caçador, que derruba as árvores e prende os macacos. As demais crianças serão os macaquinhos.
Quando o estagiário disser “já chegou o caçador”, o caçador sai em busca dos macacos, e os macacos se abrigam nas árvores, até o caçador ir embora. Quando o caçador sai de cena, os macacos voltam a brincar e uma das árvores será derrubada. Assim segue a brincadeira.


1.10 Estátua

 As crianças deverão dançar uma música que fale sobre macaco. Ao apito ou sinal do estagiário a música pára e as crianças ficarão imobilizadas. O estagiário deverá fazer gestos que façam as crianças se moverem ou rirem, ganha a criança que não rir e nem se movimentar.


1.11 Cada Macaco no seu galho

 Desenhe dez círculos no chão, cada circulo deverá ter uma criança. Uma criança ficará fora do círculo e deverá cantar a seguinte música: (música de “Aturei o Pau no gato”

“Encontrei um macaquinho-nho-nho,
Muito, muito to-to, bonitinho-nho-nho,
O macaquinho-nho-nho, levadinho
Ele subiu, ele subiu, no galinho e caiu, caiu.”

Ao terminar de cantar à música as crianças deverão trocar de círculo e a criança que sobrar será o novo macaquinho.


1.12 Cantando com as crianças

 Cante a música “Boneca de Lata e Cabeça, Joelho e Pé, realizando movimentos com o corpo.

Boneca de Lata


Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu com o nariz lá no chão
Levou mais de duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa aqui
Pra ficar boa...

Cabeça, ombro, joelho e pé

Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé

Hum, hum, hum e pé

Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum



1.13 Pular Corda

 As crianças cantam e uma ou um grupo pula corda fazendo os movimentos que a música mandar. Para alegrar a brincadeira, sugira que esses movimentos deverão ser a imitação dos macacos.


1.14 Construindo as Partes do Macaco

 Divida a turma em dois grupos onde será explicado como se forma o copo do macaco. Após a explicação escolha um membro de cada grupo. Coloque duas cartolinas fixadas na parede (estas cartolinas podem estar coladas em papelão) . Peça para que as crianças desenhem um macaco e depois dividam em partes. Coloque estas partes no final da sala. Cada representante dos grupos, ao sinal do estagiário, deverá ir até o final da sala e trazer uma parte do corpo do macaco. Ganha o grupo que conseguir montar o macaco mais rápido e mais correto.

Variações

 Peça para que cada criança monte seus próprios macacos, sendo de material descartável.


1.15 Brincar de Passarás

 Duas crianças se dão as mãos formando um túnel e cada uma escolhe o nome de uma fruta ou animal para ser a sua senha. As outras crianças formam uma corrente e passam por baixo do túnel feito pelas duas crianças. As duas crianças com a sua senha, por exemplo, banana ou uva, perguntam no ouvido (em segredo) da última criança da corrente que passa, “prendendo-a dentro do túnel”. Dependendo da fruta escolhida, a criança ficará atrás de uma das duas crianças do túnel. Ganha aquela criança do túnel que tiver mais criança atrás dela.
Passarás

Passarás, passarás
Mas algum há de ficar
se não for o da frente
tem que ser o de trás
O de trás, o de trás.


2 - ATIVIDADES COM A PALAVRA

2. 1 Brincar com as Palavras

 Escolha palavras da história e escreva-as em cartões e as espalhe pela sala ou quadra. Peça que as crianças encontrem as palavras solicitadas pelo estagiário. Ganha aquela criança ou grupo que conseguir juntar mais palavras.


2.2 Batata Quente

 Em círculo, as crianças jogam aleatoriamente uma bola para outras crianças fazendo uma pergunta sobre a história. A criança deverá responder a pergunta e passar a bola. Caso responda errado terá que pagar uma prenda. Logo depois, continua-se o jogo com novas jogadas e perguntas.

2.3 Brincar de Caça Palavra

 Desenhe e recorte as letras do alfabeto, colando-as em tampinhas de garrafas pet ou outra embalagem. Peça as crianças, individualmente ou em grupo, que formem palavras ou frases.

Variações:

 Formem NOMES PRÓPRIOS (JEREMIAS, QUARESMA, AMAZONIA, JARDIM ZOOLOGICO, ZECA) que apareçam na história
 Formem outros nomes comuns (BANANA, MACACO, TREM, GALINHA, CRIANÇA, PERSONALIDADE, HORAS, TELEGRAFO, outros).
 Numa “sacola de história” ou “caixa de história”, coloque recortes de vários pedacinhos da história contada. Coloque os pedacinhos na sacola ou na caixa, e peça para as crianças, individualmente ou em grupo, colocarem a história em ordem ou ainda darem nova ordem para a história.

2.4 Brincar de Cruzadinha

 Faça uma cruzadinha com palavras relacionadas com o texto e depois escolha duas palavras e forme frases. Ou ainda faça a cruzadinha com as palavras e ao lado represente-as com os respectivos desenhos.


2.5 Escrevam um Telegrama ou uma Carta

 Cada aluno deverá escrever um telegrama ou uma carta para alguém que se goste muito. Estes escritos podem ser com lápis e papel, ou ainda com recortes de jornais ou revistas.

Variações:
 Utilizando apenas desenhos as crianças deverão fazer uma “carta” endereçada a alguém que se goste muito.

2.6 O Final da história

 Pedir as crianças para que terminem cada parte da história. Ou ainda, que inventem outras histórias para o final das histórias.

2.7 Sorteando as Letras

 Faça um bingo com palavras que comecem com a letra M. Faça quatro tipos de cartelas com palavras que iniciem com esta mesma letra – M. Faça também letras soltas para serem sorteadas. Vence o aluno que primeiro completar a cartela. Você poderá confeccionar as cartelas com papelão ou caixa de sapato.

2.8 Dominó de Letras

 Monte com papelão, diversas letras ou silabas ou ainda desenhos. Ganha quem mais conseguir formar palavras ditas na história contada. Brinquem de dominó.

2.9 Cantem com as palavras

 Diga em voz alta, uma palavra da história e as crianças deverão ter que cantar uma música que tenha esta mesma palavra.

2.10 Alfabeto Móvel

 Com o alfabeto móvel, pedir para que as crianças formem palavras que tenham relação com a história mediante as seguintes perguntas:

Do que os macacos se alimentam?
Onde eles viviam na história?
Como eles chegaram para o doutor?
Quais os meios de transporte descritos na história?

2.11 Brincando de Amarelinha

 Brinquem de amarelinha escrevendo o nome dos personagens da história dentro dos quadrados.

2.12 Brincando com a Ortografia

 Realize um jogo de adivinhação com palavras contidas na história. O estagiário apenas dará as dicas e as crianças terão que adivinhar. Cada criança deverá escrever individualmente sua resposta em uma folha. Será considerada vencedora, a criança que adivinhar o maior número possível de palavras. Quem acertar a palavra, mas errar a ortografia terá seus pontos descontados. Ou ainda, se as crianças ainda não sabem ler ou escrever, que representem as respostas com desenhos.

2.13 A Árvore da Palavra

 Façam uma grande árvore numa grande folha de papel. Dê a cada aluno meia folha de ofício em branco e peça que cada uma crie um macaco. Na barriga do macaco a criança deverá escrever uma sílaba. Quando todos terminarem, as crianças, uma a uma, vão colocando os macaquinhos formando as palavras.


2.14 Telefone sem fio

 Brinque de telefone sem fio com as palavras da história.


2.15 Jogo da Memória

 Brinque com as crianças de jogo da memória, utilizando palavras ou figuras, ou ainda, uma terceira forma seria para cada figura, uma palavra.


2.16 Sanfona Macaco

 Pegue um desenho de um macaco e recorte (divida) ao meio, em duas partes. Estas partes deverão ser iguais, depois de recortado pinte com tinta ou lápis de cor. Com papel colorido corte uma tira equivalente ao tamanho do recorte e dobre em tamanhos iguais, formando uma sanfona. Depois cole nas extremidades transformando em um brinquedo com movimento.

2.17 Jogo da Rima

 Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois os alunos deverão retirar frases do texto, onde inventarão outras frases que rimem. Deverá ser criada cinco frases, ao término se formará um poema.

2.17 Jogo de Forca

 Realize com as crianças a brincadeira da forca com o nome dos personagens da história.

2.18 Procurem as Palavras

 Coloque o nome dos personagens em pequenos pedaços de cartolina ou folha de papel ofício. Peça às crianças que tirem um nome. O personagem que sair deverá ser imitado.

2.19 Adedonha

 Brinque com as crianças de adedonha substituindo a música por uma de macaco.



3 - ATIVIDADES COM O TERRITÓRIO


3.1 O Macaco foi viajar e chegou na cidade

 Cada aluno deverá desenhar como seria a vida do macaco na cidade grande (sociedade urbana). O colega deverá adivinhar a história do outro através do desenho.


3.2 A Cidade dos Macacos

 Cada criança, ou em grupo, deverá criar um bairro para o macaco, escrevendo o nome da rua, da cidade e do estado. Deve desenhar como seria esse habitar.

3.3 Catação

 Incentive a catação de alguns tipos de materiais específicos com a finalidade de serem utilizados para a confecção de máscaras com o rosto de macaco.
Essas máscaras poderão ser utilizadas para realização de uma peça.

Variações:

 As crianças deverão recolher objetos recicláveis nas ruas do bairro ou na própria escola e confeccionar personagens da história.

3.4 Caça Macacos

 Use a escola como se fosse o quintal do doutor Quaresma. Desenhe com as crianças 102 macacos e os espalhem no quintal. Peça às crianças que procurem. Ganha a criança ou o grupo que conseguir juntar o maior número de macaquinhos. Cada desenho pode ser colado numa embalagem ou garrafa PET, para ficar de pé.


3.5 Animais do Bairro

 Com os alunos, liste os diversos animais encontrados no bairro. O animal que aparecer em maior número deverá ser confeccionado com materiais recicláveis.


3.6 O local do Macaco

 A partir da história, peça para que as crianças criarem um lugar que eles achem que os macacos deveriam viver. O lugar deverá ser confeccionado com papelão.


3.7 Mapas das Bananas

 As crianças deverão ser divididas em dois grupos. Cada grupo receberá um mapa e neste deverá conter algumas incógnitas e pegadinhas. As crianças só conseguirão chegar até as bananas se conseguirem decifrar as pegadinhas contidas no mapa. Ganha o grupo que conseguir chegar primeiro às bananas.

3.8 Desenhar a Floresta

 Peça que cada criança crie uma parte da floresta, com desenhos ou pinturas. Depois cada uma recorta as partes da sua floresta. Em duas folhas de papel de embrulhos, vá colocando com as crianças os desenhos desenvolvidos com elas formando o mundo dos macacos. Pontue depois com as crianças onde se localiza a escola, o mercado, o hospital e outras “organizações” dos macacos.

3.9 O Zoológico

 Em um espaço grande, com as crianças monte um zoológico, onde cada criança deverá representar um animal.

3.10 Maquete da Cidade

 As crianças deverão montar uma maquete do bairro ou da cidade onde moram. Baseados nessa maquete deverão montar uma história utilizando os personagens do Doutor Quaresma e os Mil Macacos. Cada história montada deverá ser contada para o restante da turma.

3.11 Pique Esconde

 Doutor Quaresma se esconde e os macacos, que deverão ser as crianças terão que procurá-lo. Sugerimos que cada macaco tenha uma cauda e se tenha que apanhá-los por ela.


3.12 Formando uma história

 Espalhe pelas dependências da escola vários desenhos de macacos. Em cada um destes macacos deverá ter uma palavra. Depois que se acharem todos os macacos com suas palavras, os grupos deverão formar histórias.

Um comentário:

  1. SÓ REALIZE-A EM ÚLTIMO CASO! * PUBLIQUE-A SETE VEZES *. QUANTO MAIS FEITA, MAIS FORTE ESTA ORAÇÃO SE TORNARÁ PARA A PESSOA QUE A REALIZAR. * ORAÇÃO INFALÍVEL: UMA VEZ REALIZADA NÃO PODERÁ VOLTAR ATRÁS *. ASSIM QUE ALCANÇAR OS RESULTADOS ESPERADOS É IMPORTANTE QUE ACENDA UMA VELA EM AGRADECIMENTO AS ENTIDADES E PUBLIQUE-A NOVAMENTE COM O TÍTULO DE AGRADECIMENTO. PRECE DE INVOCAÇÃO E PEDIDO:
    “Invoco Xangô e seus auxiliares, invoco a corrente de Xangô, invoco os espíritos da justiça para que demonstrem vosso poder: que o coração de (j.e.m) transborde de Amor e Confiança por mim (b) e que o faça enxergar e ver as injustiças cometidas comigo. Que aceite o Amor que tem por mim (b) em seu coração. Que me procure para dizer que não consegue viver longe de mim. Que diga que me Ama, que quer ficar comigo, me fazer feliz, que quer estar sempre comigo. Que deseja me fazer feliz, que realmente decidiu não lutar mais contra o Amor que nos Une. Que (j.e.m) queira ficar ao meu lado. Que deseje ser meu. Que sinta saudades de mim, que sinta minha falta de mim, que sinta ciúmes de mim, que sempre me procure, que só tenha maior prazer comigo, que queira sempre me dar prazer, que nunca procure outra pessoa sem pensar em mim, que quando estiver com outra mulher pense em mim, que tenha muito tesão por mim. Que (j.e.m) agora sinta uma profunda vontade de me ver, de fazer amor comigo!
    , que venha ao meu encontro e declare todo o seu Amor por mim (b). Que desta vez peça para ficar comigo. Que nunca mais diga não para mim. Que a partir de hoje sejamos felizes. Que brigas , desconfianças e separação nunca façam parte de nosso Amor. Que Xangô, e seu Auxiliares afastem todo o mal, inveja, pessoas que queira nos fazer mal, que interfira, ou queira derrubar, acabar com o nosso Amor, ou plantar a semente da discórdia em nossos corações. Que (j.e.m) neste momento vai pensar em mim, vai vir até a mim, declarar todo o seu Amor, e a vontade de ficar comigo, e só comigo. Justiça seja feita: Assim seja! Amém

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