segunda-feira, 21 de junho de 2010

Oficina Abolição-O Amuleto

Inicie a oficina fazendo aquecimento corporal com as crianças.

Sugestão 1: conte de forma teatralizada a história “O Amuleto”, da turma do Sitio do Pica-pau Amarelo, parte deste encarte. Para as turmas A (crianças menores) e B (crianças maiores), você pode contar a história usando fantoches feitos e pintados pelo estagiário junto com as crianças. Pode também fazer dedoches (fantoches para os dedos). Ou então opte por contar a história da forma sugerida a seguir:

Sugestão 2: antes de contar a história, faça primeiro um Colar Encantado junto com as crianças e quem pegar neste colar terá que contar uma história ou continuar a história contada pelo seu colega. Este colar pode ser feito com barbante, tampinhas, pedaços de garrafa pet, papelão, etc. Depois de pronto, esconda o colar em algum lugar e peça as crianças para o procurarem e durante a busca dê pistas tipo: “tá quente, tá frio”. Quando encontrarem o colar explique que ele é encantado e tem o poder de contar histórias ou hipnotizar as pessoas.

Depois de brincarem com o colar, todos sentados em roda, conte a história: “O Amuleto” para as crianças. Depois, brinque de colar encantado, hipnotizando as crianças. Depois passe o colar para as outras crianças e deixe que elas comandem a brincadeira. Fale com a voz bem pausada quando dos comandos hipnóticos:
1) todos vocês agora serão como gatos, andando nas quatro patas, miando, levantando a patinha para fazer xixi, etc.
2) todos vocês agora serão como cachorros, andando nas quatro patas, latindo, com a língua pra fora, se coçando, levantando a patinha para fazer xixi, etc;
3) brinque com os vários bichos. No final, diga que todos estão cansados e quando você bater palmas bem fortes, todos se levantarão num pulo só! Para o colar perder o poder coloque-o dentro da caixa do tesouro que foi utilizada anteriormente.

Brincar de Plantio - relembre que os escravos no Brasil cuidavam da lavoura. Se na sua escola tiver uma horta, incentive cada grupo a
ajudar na horta, ou então incentive que plantem alimentos em latinhas, em um local apropriado, tipo: feijão, aipim, tomate, outros. Traga
e peça às crianças que tragam sementes de casa, ou pegue na cozinha da escola. Incentive que as crianças pesquisem as comidas que os
escravos comiam e os pratos que faziam com estes alimentos.

Brincar de “Boneco que cresce”: crianças gostam de brincar com areia e água. Traga e também peça as crianças meias-calça velha. Divida a meia em pedaços e distribua para todos. Amarrem uma das pontas da meia. Misture pó de serra ou terra preta e peça as crianças para trazerem alpiste. Coloquem um pouco de alpiste no fundo amarrado da meia. Misture o restante do alpiste, a terra ou pó de serra, coloquem na meia e amarrem. Cada pedaço de meia amarrada deverá ficar sobre uma lata ou copo, a alpiste deverá estar virado para cima. Faça com as crianças olhinhos, narizinhos, boquinhas, ou então cole tampinhas na meia (cheia da mistura com alpiste, terra ou pó de serra). Regue durante alguns dias e quando o alpiste crescer parecerá os cabelos do boneco.

Outras sugestões: Crie um quebra-cabeça de palavras ou palavra cruzada com as palavras da história “O Amuleto”, para a turma B. Estimule as crianças a contarem a história. A turma A (menores) poderá criar uma aldeia com massinha ou material reciclado.

Brincadeira: Trio ligado – com as crianças sentadas em roda, convide três crianças para o centro da roda: a primeira será muda (tecido na boca), a segunda será cega (venda nos olhos) e a terceira terá as mãos atadas. Todas três estarão ligadas / amarradas por um barbante. Uma outra criança ou o estagiário será o “feitor”, dará uma ordem e um tempo para as três crianças resolverem juntas uma tarefa. Todas as três crianças estarão com um colar ou algo que as identifique como tribo. Ganha o trio da tribo que terminar a tarefa mais rápida. Foque a brincadeira na história dos escravos e não foque na questão da pessoa com deficiência.
Dica: quando brincar de capoeira, mostre que a capoeira é uma expressão de luta, resistência e dança dos escravos e não apenas religiosa.

No 2º dia de oficina desta semana, RELEMBRE um pouco as histórias da África e a escravidão no Brasil. Com o Amuleto (colar mágico), pergunte as crianças como elas transformariam a história da escravidão no Brasil e escrevam ou desenhem esta NOVA história e deixe-a exposta na sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com