segunda-feira, 21 de junho de 2010

Oficina Abolição-Mapas da África

1º dia – Mapas da África
Inicie a oficina fazendo aquecimento corporal com as crianças.

Caro (a) estagiário instigue as crianças a falarem sobre o continente africano e faça uma conexão com a África do Sul e a copa. Mostre num mapa mundi onde fica a África e onde será a Copa. Ou, se você tiver acesso, leve-as a um computador e acesse o programa Google Earth e mostre na internet onde está o Brasil, a África, o país da Copa (África do Sul) e também mostre o mar que os separa. Pesquise se na biblioteca da escola tem algum livro com ilustrações sobre a África.

É importante que no mapa do continente Africano, os países tenham seus nomes, mostrando assim seus vários povos.
· Olhando o mapa, diga para as crianças fixarem os nomes dos países e convide-as para desenharem o mapa da África com os nomes dos países que lembrarem (Angola, Congo, Benguela, Cabinda, Nigéria, Moçambique, outros), numa cartolina ou papel grande.
· Organize as crianças em grupos e cada grupo será um país africano. Depois que escolherem o país, cada grupo ou o estagiário recorta do mapa grande a parte que retrata o seu país no mapa e o guarda no grupo.
· Organize os países do mapa pela quantidade de crianças, trabalhe com grupos de até seis crianças.
· Cada grupo (país) terá as seguintes tarefas para cumprir, escreva as tarefas numa cartolina e deixe a vista para que as crianças relembrem.
· Escolher um chefe ou um REI e uma RAINHA, um nome para o país, uma pintura marcante (rosto ou braços), uma cor e um metal precioso.
· Inventar uma dança, uma música, de preferência que tenha algo de africano, a exemplo da capoeira, do samba de roda, etc. Pode construir instrumentos como o ganzá, o tambor de latas, o pandeiro, o chocalho, outros.
· Criar uma vestimenta que a identifique, pode pesquisar na biblioteca da escola como os escravos se vestiam, pode inventar penteados afros para os cabelos com fitinhas ou retalhos.
· Criar suas aldeias com “casas” ou malocas com caixas, galhos, tecidos, papelão, cadeira, etc.
· Inventar uma língua. Sugerimos a idéia em que todas as vogais das palavras sejam substituídas por apenas uma vogal. Exemplo: Maria foi a cozinha pegar banana. Substituindo as vogais por apenas uma vogal, a frase será...
A - Maraa faa a cazanha pagar banana
E - Merea fee e cezenhe peger benene
I - Mirii fii i cizinhi pigir binini
O - Moroo foo o cozonho pogor bonono
U - Muruu fuu u cuzunhu pugur bununu
Pode também usar uma cantiga infantil conhecida das crianças e fazer a brincadeira.
· Sugestão: a identidade de cada país (grupo) pode ser dada pelos materiais reciclados (embalagens, tampinhas, colagens, panos pelos corpos, materiais com PET, etc), catados e trazidos pelas crianças.
· Sugestão: recortar os reinos no mapa africano e depois juntá-los – idéia de Império (vários reinos e tribos agregados) e propor dois impérios africanos.
Fale que estes grandes reinos africanos tinham poderosos guerreiros. Usavam armas de ferro e lutavam entre si, o que facilitou a penetração dos colonizadores europeus. As muitas brigas entre os reinos (países) africanos facilitaram a derrubada do Império Kanem Bornu.
Como hoje, no ano de 2010, estamos vivendo a Copa, desafie as crianças a fazerem outras coisas que substituam a guerra, vocês podem criar um campeonato (corrida do saco, arremesso de cuspe, contar piada, dança, jogo de casal, outros).
2º dia da 3ª semana - Construção do Mapa da Europa
Inicie a oficina fazendo aquecimento corporal com as crianças.

Semelhante ao dia anterior, mostre num mapa mundi onde fica o continente Europeu ou acesse o programa Google Earth (google terra) e mostre na internet onde está o Brasil, a África e a Europa e novamente mostre o mar que os separa. Pesquise se na biblioteca da escola tem algum livro com ilustrações sobre a Europa.

Faça um resumo das histórias e atividades do dia anterior. Continue contando que, em 1571, homens europeus, sabendo que no continente africano existiam muitas minas de prata, ouro e pedras preciosas, resolveram invadir as terras africanas para roubar as riquezas. Além de tomar as riquezas, os europeus resolveram “capturar” os homens, mulheres e crianças africanos e vendê-los como escravos.
· Mostre o mapa da Europa e o reconstrua com as crianças, sem muitos detalhes. Pode fazer colagem com gravuras de pessoas e coisas que lembrem os europeus, etc. Exponha este mapa em um local da sala junto com o mapa da África.
· Pergunte as crianças como estes europeus fizeram para viajar até a África?
· Fale que os escravos vieram para o Brasil em grandes navios.
· Se tiver adolescentes na turma, sugerimos que exiba o filme “Amistad” de Spilberg para eles.
SUGESTÕES: Desenhos de bandeiras dos países que estão na Copa do Mundo (pintar e fazer pesquisa). Pode ser feito um desfile da delegação dos países. Gincana.
Confecção de medalhas e troféus com produtos reciclados.
Confecção de “jogo de pregos”. Material: madeira e pregos. Na madeira faça marcações de um campo de futebol, pregue os pregos como se fossem os jogadores. A bola pode ser uma moeda de cinco centavos e jogue com os dedos (peteleco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com