segunda-feira, 21 de junho de 2010

Oficina Abolição-Caça ao tesouro

Oficina Abolição-Caça ao tesouro


Inicie a oficina fazendo aquecimento corporal com as crianças.
Conte de forma teatralizada a história “Caça ao Tesouro”, da turma do Sitio do Pica-pau Amarelo, parte deste encarte. Para as turmas A (crianças menores) e B (crianças maiores), sugerimos que conte a história usando fantoches feitos e pintados pelo estagiário junto com as crianças. Pode também fazer dedoches (fantoches para os dedos).

Cante e brinque de escravos de Jô - Peça às crianças que catem pedrinhas. Veja as duas versões abaixo:
Escravos de Jó – a música Escravos de Jó - o jogo
Escravos de Jó, jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar... ou Zambelê ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Sentadas em roda, as crianças pegam uma pedra cada um. Ao ritmo da música, cantada, entregam sua pedra ao colega da direita. Em determinados momentos da letra, não a soltam e a trazem de volta. Os movimentos são repetidos só ao som da música solfejada. Depois em silêncio, apenas mantendo o ritmo. Voltam, então, a cantar.


Em seguida, divida a turma em dois ou mais grupos. Cada grupo escolhe um nome para sua equipe. O tesouro pode ser confeccionado por cada grupo com papel, tinta, cola, jornal, tampinha de refrigerante (moedas de ouro), balas, doces, brinquedos, guloseimas, etc. É importante que nenhum dos grupos tome conhecimento do tesouro pertencente ao outro grupo.

Junto com os grupos o estagiário dá um passeio de reconhecimento pela escola com o objetivo de encontrar um bom local para esconder seus tesouros e incentiva a turma, para que em grupo, identifique um local para o esconderijo. Feito isso, o estagiário acompanha o representante de apenas um grupo para ajudá-lo a esconder o seu tesouro e em seguida, repete a ação com o outro grupo.
Essa brincadeira é composta por uma seqüência de pistas ou charadas. Faça pistas que levem a uma seguinte, por exemplo, um papel escrito "Trim,Trim" pode ser uma pista que levará a um telefone público, dentro da escola. Nesse telefone coloque outra pista que levará a outro local, e assim sucessivamente, até chegar ao último local escolhido pela equipe criadora das pistas. Cabe ao estagiário definir o número de pistas que cada equipe terá para procurar o tesouro, sugerimos o mínimo de cinco. É importante lembrar que o local da brincadeira deve o espaço físico da escola. O comando para a caça ao tesouro, aos grupos, será dado ao mesmo tempo e o grupo que solucionar as charadas mais rápidas, será o vencedor.

Variações:
• Se o prêmio for comida, incentive o grupo vencedor a compartilhá-lo alegremente com todos. Nesta proposta é o estagiário quem escolhe e esconde o prêmio e os locais que servirão de esconderijos para as pistas ou charadas. Você poderá realizá-la com a Turma A (menores). O número de pistas deve ser de acordo com a quantidade de equipes.
• Sugestão para a Turma B (maiores): ao invés do estagiário decidir e fazer todas as coisas incentive que cada grupo faça seu tesouro, escolha seu esconderijo e faça um mapa do tesouro para o outro grupo. Se o esconderijo do tesouro for o campo de futebol da escola, no mapa deverá constar este campo e o local do tesouro marcado com um “X”. O mapa deverá conter elementos reais da escola, por exemplo: o prédio, as árvores, os bancos, a quadra, um poste, entre outros. O grupo 01 entrega o mapa para o grupo 02 e vice-versa, as duas equipes saem em busca do tesouro simultaneamente.
• O grupo que ficar a espera enquanto o outro grupo esconde o tesouro pode ficar com os olhos vendados, cantando a música “Corre Emilia”, quatro vezes, alternando os nomes dos personagens (Emilia, Narizinho, Visconde e Pedrinho). Após cantarem a música, tiram as vendas e iniciam a “caça ao tesouro”.
• À medida que as crianças procuram o tesouro, o outro grupo poderá ficar dizendo: “tá quente” ou “tá frio”.
• Sugestão para produção do tesouro: duas caixas ornamentadas, na primeira caixa ficam as guloseimas (doces, balas, pirulitos, etc) e na segunda caixa, guardada dentro da primeira, coloque um espelho que refletirá outro tesouro, o rosto da criança que se olha.
• Não incentive a competição ferrenha entre as crianças, mas a alegria do brincar e do compartilhar. Ajude-os a dividir as guloseimas.
• Que junto as pista sejam incluídas informações sobre as leis: Exemplo:
Lei Áurea 13 de maio de 1888 Libertava todos os escravos
Lei dos Sexagenários 1885 Alforriava os escravos velhinhos, com mais de 65 anos
Lei do Ventre Livre 1850 Libertava os filhos de escravos nascidos a partir desta data
• No 1º dia da oficina: conte a história, faça os fantoches, brinque com as músicas e produza o tesouro; no 2º dia peça que criem os mapas e realize a “caça ao tesouro”. Boa sorte e muito sucesso!

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