sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oficina Abolição

Oficina da Abolição
1º. Semana da Oficina - A Rainha Mandona e o Rei Mandão
Vamos brincar de Rei e Rainha?

1º Dia - Primeiro perguntem as crianças como elas imaginam os reis e rainhas. Como se vestem, o que comem, onde o Rei e a Rainha moram. Junto com a turma crie um reino e eleja um nome, crie nomes para os reis, e pergunte como as crianças acham que os reis tratavam seus súditos. Para estimular a turma leve um livro, figuras, vídeos de Rei e Rainha. Você pode achar livros com o tema na biblioteca da escola.

Depois que as crianças se “envolverem” neste universo, estimule a turma para escolher duas crianças para formarem o casal - Rei e Rainha. O restante das crianças formará os “súditos”.

Depois que vocês criarem o reino e escolherem o rei e a rainha, diga ao casal que eles serão “muito mandões” e diga aos súditos que todos deverão obedecer aos reis. Todos vão trabalhar para o casal real sem reclamar e sem ter direito a nada.

Neste primeiro dia da oficina o estagiário divide as crianças – em grupos de súditos e a cada grupo deverá dar tarefas. O Rei e a Rainha chamarão os grupos de súditos e darão as “ordens” a cada grupo. Sugerimos que nesta hora brinquem com a música:

Versão 01
Versão 02
Boca de forno – forno!
Tirando bolo – bolo!
Jacarandá – já!
Quando eu mandar? Vou!
E se não for? Apanha!!!!

Bento que Bento é o frade - frade!
Da boca do forno – forno!
Tudo que o mestre mandar – faremos todos!
Se não fizer?- levaremos bolo!!!



Para fazer as tarefas estimule as crianças a procurar materiais reciclados, ou então organize estes materiais anteriormente. Eles deverão confeccionar as roupas reais (Rei e Rainha), criar as coroas, os cetros, os mantos, enfeitar as cadeiras do trono, etc. Lembre de estimular a participação, a criatividade e a imaginação das crianças.

Só fala o Rei ou a Rainha com voz de comando.
(As ordens abaixo são sugestões para os estagiários. Lembre que cada ordem consiste numa tarefa que os súditos deverão cumprir e apresentar no segundo dia da oficina, ao rei e rainha. Lembre que se você faz oficina um dia na semana, o outro estagiário deverá fará a segunda parte da oficina).

Continuação da música com as ordens reais.
Esta ordem deverá ser dada a todos os grupos de súditos:
ü Seu rei mandou dizer que todos devem trazer materiais recicláveis (caixinhas, jornal, revista, tecidos, TNT, tampinhas, papeis de bala, cola, tinta, papel ofício, outros).

Depois que todas as crianças trouxerem os materiais a brincadeira continua, todavia agora as ordens serão dadas por grupos de súditos.
“Seu Rei mandou dizer que...” ou “ Vai daqui, vai dali....”
ü Quero que façam duas coroas cheias de ouro para mim...
ü Quero que façam dois mantos bem bonitos, com todas as pedras preciosas e os melhores tecidos do mundo para mim...
ü Quero que façam dois tronos majestosos para mim...
ü Quero que tragam o mar, os rios e os peixinhos para mim (fazer um desenho)...
ü Quero que tragam as florestas, as árvores com passarinhos para mim (fazer um desenho)....
ü Quero que tragam o céu, a lua, o sol, as nuvens e as estrelas para mim (fazer um desenho)...
ü Quero que façam um banquete com as iguarias mais finas do mundo para mim... (fazer desenho, ou criar alimentos
ü
ü de faz-de-conta, ou ir à cozinha pedir algum alimento, ou ainda pedir um biscoito de alguém)...
ü Quero que organizem uma banda, toquem e cantem músicas reais para mim...

As crianças se organizarão para cumprir as tarefas. O estagiário orientará as crianças para que executem as tarefas e finalizar as atividades deste dia, incentivando para a apresentação no próximo encontro.

2º Dia – Neste dia as atividades são a continuidade e a finalização da oficina do dia anterior.

O estagiário ajuda as crianças a se organizarem nas suas tarefas, pede ao casal real para se envolver novamente no seu papel e trono, com ares de quem manda.

E assim os súditos deverão apresentar as tarefas por vez ao Rei e Rainha sentados nos tronos, com cetros e mantos reais.

Cada grupo se apresenta e o casal real faz um sinal de aceito (dedo polegar para cima) e não aceito (dedo polegar para baixo), como nos filmes antigos de gladiadores.

O casal real aprecia as apresentações, mas nunca agradece aos súditos e os trata como se eles tivessem obrigação de servir sempre, como se fossem escravos...

No final todos se apresentam e o casal real não agradece.
Nesta fase final o estagiário pergunta como as crianças se sentiram em fazer as coisas para os reis e eles não agradecerem nem valorizarem, tratando-os como se fossem escravos.... Deixe as crianças falarem sobre o que sentiram, sobre o não agradecimento dos reis; sobre a não valorização. Quem quiser pode falar mal do rei.

O estagiário pergunta também ao casal real como se sentiram na posição de mandões. O que eles acham que os reis poderiam ter feito?

No final da oficina, o estagiário pode dizer que há algum tempo atrás, muitas pessoas eram tratadas desta maneira. Trabalhavam muito, sem ter folga e tudo o que colhiam nas plantações ou que achavam de ouro e pedras preciosas tinham que dar tudo aos seus donos. Que estas pessoas podiam até ser separadas de suas famílias, bastando para isso que o dono delas quisesse vender para outras pessoas seus filhos e filhas. Estas pessoas eram os escravos. Cenas dos próximos capítulos.

Você também pode enfatizar para o grupo a importância de dizermos: obrigado, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite, desculpe, elogiar o que o outro faz, outros.
Baseado nas páginas de 3 a 15 da Revista do Sitio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com