terça-feira, 20 de abril de 2010

FORMAÇÃO ESTAGIARIO DE CULTURA
OFICINA 2 – Pratos Poéticos

1º encontro

Conforme o mês anterior disponha as crianças em roda e realize o relaxamento inicial.
Estique os braços, as pernas, de olhos fechados, sugira a eles imagens de lugares enquanto se alongam.

Converse com as crianças indagando sobre as suas palavras preferidas. Pergunte o porquê de cada uma. Anote as palavras e peça a elas que descrevam as emoções que sentem com cada uma delas.

Realize um desenho coletivo em um painel (papel, papelão, jornal coberto de tinta branca ou de cor) com as imagens que elas revelaram ao descrever as palavras selecionadas. Tente contar uma história utilizando todas ou a maioria das palavras,
de forma a unir as descrições.

Solicite às crianças que participem da história encenando-a brevemente.

Para o próximo encontro peça que tragam recortes de jornal com notícias de seu interesse. Lembre-se de levar material suficiente, para o caso de esquecerem.

2º encontro

Após o relaxamento, leia as notícias brevemente e indague às crianças o porquê do interesse delas. Depois recorte com elas as palavras-chave dessas notícias, no máximo três para cada uma. Assim cada criança terá três palavras que definem a notícia escolhida. Após isso coloque todas as palavras em um saquinho de plástico.
Sorteie as palavras uma a uma, e forme um poema abstrato com elas, sem se preocupar com o sentido. Procure no poema sequências que possam formar sentido e discuta com as crianças sobre a possibilidade de desconstruir e construir histórias.

Faça um painel com as melhores sequências e forme um poema abstrato. Peça a elas que participem e não se esqueça de colocar o nome de todas.

Peça às crianças que recitem o poema com uma palavra de cada vez.

Para o próximo encontro peça a elas que tragam uma imagem de seu interesse.

3º encontro

Após o relaxamento, reúna as crianças com o material selecionado no meio da roda.

Peça que selecionem uma das imagens (exceto a sua) e contem uma história com ela. Anote as histórias e peça a todas juntas que definam uma palavra para cada história.

Recorte em papel, círculos do tamanho do fundo dos pratos do refeitório. Peça a elas que escrevam cada uma das palavras nesse círculo, ou que façam um desenho relativo a ela, sempre pedindo que ela se expresse verbalmente sobre o resultado. Também esteja aberta a outras possibilidades que venham a surgir, e faça suas próprias propostas de intervenção no fundo dos pratos.

Discuta anteriormente com a diretora e com as CPPs a utilização do fundo de alguns pratos do refeitório com os recortes de papel feitos pelas crianças. Explique a elas que isso é uma intervenção poética para colorir e alegrar a rotina do almoço e da escola.
Obs: Poderá seu usado prato descartável de plástico ou papelão.

4º encontro: 2ª intervenção: Pratos poéticos

Reúna as crianças e coloque com fita adesiva os recortes nos fundos de alguns pratos do refeitório, organize algumas palavras de forma a fazerem sentido em sequência e as disponha na parte de baixo dos pratos de forma que quando levantados possam formar pequenas frases. Lembre-se da simplicidade da sua meta, lidar com palavras, ensinar palavras novas, incentivar a participação, incentivar a expressão. Convide outras turmas a usarem os pratos. Não use todos de uma vez.

Os pratos podem ser vistos de duas formas, quando saírem do refeitório e levantados sobre a mesa. Lembre-se de discutir com elas a seriedade do processo, mesmo que sejam crianças pequenas. Atribua a elas funções e faça com que se sintam orgulhosas de estarem produzindo essa intervenção. Elogios é sempre uma boa forma de colocá-las à vontade.

Converse com elas anteriormente, sobre não fazerem bagunça no refeitório, nem levantarem o prato com comida em hipótese nenhuma. Elas devem sentir que isso é uma apresentação de atividade artística, como a dança, ou o teatro.

Fotografe e registre tudo, faça um painel público e exponha o resultado.

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