terça-feira, 20 de abril de 2010

FORMAÇÃO ESTAGIARIO DE CULTURA
OFICINA 1 - ACOLHIMENTO

1º ENCONTRO
Sugerimos para o início das atividades que recebam as crianças e propondo exercícios de alongamentos e busquem relaxar por meio de exercícios de respiração. Comecem alongando os pés, as pernas, o tronco, os braços, a cintura, etc.
Esse relaxamento aumenta a concentração do grupo preparando as crianças para as atividades.
Dispostos em roda, peça que cada um se apresente. Contando seu nome, idade, se tem irmãos, o bairro onde mora e etc., para que se conheçam.
Sugestão de brincadeiras para a apresentação:

Nome da criança - Cada criança confeccione uma espécie de crachá com seu nome e coloque em seu corpo (pregue com fita adesiva ou barbante). Complemente com brincadeiras de roda.

Exemplo 1: a barca virou, tornou a virar foi por causa de.... que não soube remar.

Exemplo 2: A música do elefante (O elefante se balançava numa teia de aranha, quando viu que a teia resistiu foi chamar... (nome da criança).

Exemplo 3: dinâmica da bola. As crianças dispostas em roda. O estagiário inicia a brincadeira se apresentando, dizendo seu nome e alguma coisa que gosta, depois joga a bola para uma criança e esta se apresenta.
É extremamente importante que o Estagiário participe e se apresente.

O QUE EU GOSTO E O QUE EU NÃO GOSTO
A segunda atividade do primeiro encontro é sugerir as crianças que digam o que elas gostam e o que elas não gostam na escola, no bairro onde mora, na vida, trabalhando depois as sensações que isso vem a provocar nelas.

Exercício sensorial
Com as crianças em roda, peça que coloquem uma venda. Esta venda pode ser confeccionada com TNT ou retalho de pano.
Para o exercício use diversos materiais para estimular as crianças como limão, perfume, açúcar, sal, o calor do sol, algodão, gelo, groselha, farinha, o som de uma garrafa de vidro, lixas, são exemplos de materiais que estimulam o tato, o olfato, o paladar e a audição. Busque os seus próprios materiais, sempre pensando no estímulo dos sentidos. Peça que associem as sensações do exercício com as declarações dadas anteriormente e digam uma a uma o que sentem em relação ao exercício realizado.
Por fim, peça a elas que escrevam uma palavra que defina O QUE EU GOSTO e O QUE EU NÃO GOSTO. Guarde as palavras para o próximo encontro. Peça a elas que tragam revistas e jornais com imagens para serem recortadas. Lembre-se de levar material para o caso deles esquecerem.

2º ENCONTRO
Com as revistas e jornais reunidos no centro disponha as crianças em roda. Faça o relaxamento como no dia anterior. Após isso peça a elas que recortem imagens que lembrem as sensações, medo, alegria, tristeza, raiva, calma, coragem, repulsa, desejo, fome, são algumas das sensações que podem ser retratadas pelos recortes. Organize os recortes por sensações, e peça que elas descrevam momentos em que sentiram isso (medo, alegria, etc ). Peça que associem as sensações ao local onde moram, sempre descrevendo através de histórias e situações que ocorreram. Depois peça para inventarem histórias onde as sensações descritas por elas apareçam em algum momento, ao final da história de cada um, o mediador traça uma relação entre as histórias reais e as imaginadas. Para o próximo encontro peça que tragam caixas de papelão grandes e pequenas, de preferência de supermercados.

3ºENCONTRO

Pergunte a elas quais as cores que se associam as sensações trabalhadas, e peça que escolham para si uma das cores. Monte um painel com as sensações ESCRITAS ou DESENHOS e as suas cores. Lembre-se de pôr o nome de todos no painel.
Divida as caixas em grupos relacionados as sensações descritas no encontro anterior. (grupo do medo, grupo da alegria, grupo da raiva, grupo do amor, etc.).Em caso de haver mais de uma cor para sensação realize uma votação entre elas e escolha uma das cores. Usando as cores indicadas fora por eles para cada sensação, pinte com as crianças as caixas completamente por fora formando sólidos coloridos.
Decida com as crianças onde pode ser realizada a interferência na escola, usando para isso os sólidos coloridos. Não se esqueça de comunicar previamente a CPP e a direção.

4º ENCONTRO

Após o relaxamento, reúna os sólidos coloridos no centro e disponha as crianças em roda.
1ª intervenção: LABIRINTO DAS EMOÇÕES
No local escolhido, junto com as crianças, disponha os sólidos coloridos, criando áreas para cada emoção descrita, escreva nos sólidos ou no chão as SENSAÇÕES, variando em tamanho e forma. Forme por exemplo, o cantinho da alegria, o corredor da raiva, a parede do medo, e assim por diante, dispondo as caixas por todo o espaço, se precisar preenchê-lo de todo, mas criando espaços acolhedores.
Peça a elas que escrevam (com giz, por exemplo) coisas que lembram a elas essas sensações, formando no espaço um labirinto de palavras e cores. Caminhe com elas pelo espaço e peça que brinquem de mudar de sensação de acordo com os espaços criados e as suas cores.
É importante que o mediador cultural participe do passeio pelo espaço solicitando às crianças que brinquem de trocar de emoções à medida que andar pelo caminho.

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