domingo, 1 de agosto de 2010

1ª OFICINA - BIODIVERSIDADE AMEAÇADA

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu - Oficinas Culturais Bairro-Escola
1ª OFICINA – Semana de 02 a 13 de agosto de 2010.

ATENÇÃO ESTAGIÁRIO:
• Todas as semanas, preferencialmente as sextas feiras visite o blog: www.culturaisni.blogspot.com
• E-mail da Cultura: oficinasculturaisni@gmail.com
• Novo Endereço da Secretaria de Cultura: Av. Governador Amaral Peixoto, nº 236, salas 311, Centro de Nova Iguaçu (em cima da loja TOULON).
Neste semestre, o tema a ser trabalhado por toda a Rede do Bairro-Escola é: A BIODIVERSIDADE.
Conceito de Biodiversidade - todos os seres vivos (animados e inanimados) do planeta - plantas, pedras, mares, rios, ar, clima, animais, inclusive os bichos homem e mulher formam a Biodiversidade. Para sobreviver, todos estes seres vivos dependem uns dos outros. A boa convivência entre os seres vivos influi na qualidade de vida de todos – dos bichos (pessoas e animais), da água, da terra e do ar. Quando os bichos humanos ocupam a terra sem respeitar o espaço dos outros seres vivos (animais, plantas, água, ar) contribuem para a destruição do planeta.

IMPORTANTE – Os produtos resultantes das oficinas (teatro, desenho, cantiga, dança, fantasia, outros) deverão ser articulados com os preparativos da escola para o desfile cívico no 07 de setembro - para isto combine e acerte com a sua/seu Coordenador Pedagógico ou de Aprendizagem (CPP ou CA).

10 ENCONTRO – Acolhida e Brincadeiras - Sugerimos para o início das atividades que o estagiário receba as crianças com animação, um sorriso e olhando nos olhos de cada uma delas. Diga bom dia ou boa tarde e faça sempre elogios às crianças. Abaixo sugerimos brincadeiras de apresentação de nomes com as crianças.

1 - Cantiga de Roda – “A canoa virou, tornou a virar foi por causa de (nome da criança)... que não soube remar”. Cantem com os nomes de todas as crianças. Para as crianças “desvirarem a roda”, cantem “Se eu fosse um peixinho soubesse nadar, eu tirava (nome da criança) das ondas do mar...”

2 - Dinâmica da bola. Com as crianças dispostas em roda o estagiário inicia a brincadeira se apresentando, dizendo seu nome jogando a bola para uma criança bem rápido. A criança repete o gesto e assim todas elas. Depois que todas falam o nome você pode fazer com um novo comando, tipo: COISA QUE GOSTA; COISA QUE NÃO GOSTA e ainda outras coisas engraçadas. É importante que o Estagiário participe e se apresente. Sugerimos que quando diga algo que gosta, seja algo engraçado para as crianças.

3 - Nomes nas bexigas. Às crianças escrevem seus nomes, colocam dentro de bexigas e depois as enchem de ar. Brincam com as bexigas, jogando-as para o alto e depois cada uma pega uma bola e estoura. Guarda o nome de outra criança que estiver dentro da bexiga e não fala para o restante do grupo. Atenção; a criança não poderá pegar seu próprio nome. Cada uma irá tentar fazer uma mímica para que o grupo descubra o nome da criança que estava no papel.

4 - Fazendo Rede. Escreva ou peça para as crianças escreverem seus nomes em cartelas previamente cortadas em tamanho igual. O papel utilizado pode ser jornal. O estagiário deverá também recortar um número maior de cartelas e escrever outros nomes, como animais ou plantas. O estagiário amassa TODAS as cartelas e joga para o alto dentro de uma roda. Selecione três crianças para procurarem os nomes amassados. À medida que uma criança pega uma cartela amassada e descobre o nome de outra criança, ela pega na mão da que foi descoberta e a que foi descoberta procura noutra cartela o nome de outra criança. À medida que elas procuram os nomes conhecidos, pegam na mão do nome que ela descobriu. Ganha o grupo que conseguir fazer a maior rede de crianças com os nomes. Atenção: as cartelas com outros nomes servem para dar maior “suspense” e dificuldade a brincadeira.

5 - Mímica dos animais. As crianças em pensamento escolhem um animal que gostariam de representar sem dizer para os colegas. Depois cada uma tenta fazer uma mímica do seu bicho para o grupo descobrir.

6 - Num papel, as crianças escrevem seu nome e também pensam no significado dele. Estimule que façam um desenho que represente seu nome. Pergunte se sabem o significado do seu nome, se não souberem, peça que criem um significado. Estimule sempre para um significado positivo. Cada criança se apresenta e depois vocês montam um mural na sala com os nomes das crianças, conforme modelo abaixo. Sugerimos que os demais temas: “Como EU era quando era pequenininho” ou “Como EU sou HOJE”, você trabalhe em dias diferentes. Se elas não lembrarem como eram, estimule que “inventem”... Se coloque como exemplo.

Nomes das Crianças... Como EU era quando era pequenininho Como EU sou HOJE


• Se neste dia, ainda tiver tempo, realize brincadeiras sugeridas pelas crianças. No final, convide-as para o próximo encontro falando um pouco do Filme que será exibido: “Os Sem-Floresta” ou Tainá 1 ou 2.

2º ENCONTRO - Exibição do filme - Os “Sem Florestas” ou Tainá 1 e 2
Antes de exibir o filme, explique de maneira breve o seu roteiro. Observe se é melhor exibi-lo por inteiro ou dividi em dois ou mais dias. Dica: organize as crianças em grupos de animais identificados no filme e peça que prestem atenção porque depois todos irão contar as aventuras de seu “bicho” escolhido.

3º ENCONTRO – Relaxamento, Jogo do Lembra, Passeio pela escola e Criação de Personagens.
1 - Relaxamento. Para iniciar o dia, peça as crianças para proporem exercícios corporais de relaxamento que de alguma forma “imitem” os animais do filme.

2 - Jogo do Lembra. Peça as crianças para lembrarem de alguma parte do filme que retrate o “Inicio”, ou o “Meio” ou o final”. Faça três círculos no chão, definindo os círculos do inicio, do meio e do fim. As crianças pulam para dentro do circulo e rapidamente falam da sua lembrança.

3 - Passeio pela Escola. Neste passeio com as crianças ou no momento da mobilidade, peça para que observem a biodiversidade existente no local: plantas, animais, terra, etc. Estimule-as a fazerem uma relação entre o filme e as “descobertas” do passeio. Exemplo: vocês já imaginaram como era este lugar da escola antigamente? Será que tinha muito mato? Muitas árvores? Muitos bichos? Com a chegada dos moradores, que construíram suas casas e prédios, no bairro, muitas espécies de animais e plantas foram destruídas. Pode pedir para as crianças perguntarem as pessoas mais velhas (avô, avó, vizinha) como era o lugar onde moram. Pesquisem fotos do local ou ainda atice a imaginação das crianças para “inventarem” como era este local (que arvores e bichos tinham). O que vale é ser criativo!

Como era este bairro... ANTIGAMENTE HOJE


4 - Criação dos personagens (do filme ou da história contada) pelas crianças, com materiais reciclados. O estagiário divide as crianças em grupos e defini quais personagens cada grupo irá construir. No final, cada grupo cria uma história e apresenta para o restante das crianças com os seus respectivos personagens.

4º ENCONTRO – Contação de história
• Monte os personagens da história com materiais reciclados ou ainda um livro com os desenhos dos personagens da história contada.

Historia: A Biodiversidade Ameaçada
Era uma vez uma árvore muito bonita chamada Florestina. Ela tinha como amigos, a Líquinilda, uma linda gota de chuva e o Dr. Planetildo, que parecia uma bola gorducha. Eles estavam caminhando por uma estrada de terra, numa grande fazenda com muitos bois e vacas.
- Não pode ser! Aqui quase não existem mais árvores! A mata sumiu! Disse Florestina.
-Você tem razão Florestina! Antigamente aqui haviam muitas árvores com todo tipo de fruta, muitos animais e plantas. As árvores foram derrubadas para que fosse plantado capim para os bois comerem. Falou Dr. Planetildo triste.
- Pois é Dr. Planetildo aconteceu a mesma coisa na floresta de onde eu vim. Disse Florentina.
Nesse momento, no horizonte o Rei Sol viu que o capim estava muito seco e, muito preocupado, perguntou ao Dr. Planetildo se o seu calor poderia estar matando as plantas. O Dr. Planetildo respondeu:
- Não majestade! A sua energia é muito importante! O problema é que quando as árvores são retiradas, o capim sozinho não é suficiente para reter a água na terra. E aí basta que não chova por alguns dias para que a terra e o capim fiquem muito secos.
Líquinilda ficou horrorizada com a explicação do amigo e disse:
- As pessoas estão destruindo a natureza! Estão acabando com as florestas e os animais. A vida dos seres vivos no planeta não poderá se renovar se a destruição continuar crescendo!
- Pode ser que muitas pessoas não tenham ideia do que estejam fazendo Florestina, mas alguns sabem o que está acontecendo aqui. Disse o Sol.
Dr. Planetildo concordou com o Rei Sol e acrescentou:
- Os bichos humanos são inteligentes, só não estão preocupados com a natureza! Acham que a natureza não precisa de cuidados para se renovar. Algumas pessoas se juntam às outras e fazem ações para acabar com o desmatamento das florestas a tempo.
Florestina ficou esperançosa! Mas sabe que a luta será longa...


1 - Pintura, Reciclado ou Dobraduras. Confeccione com as crianças máscaras de bichos. Sugerimos que façam um livro com desenhos sobre a história. Vocês também poderão montar um mural. O material sobre dobraduras será enviado por e-mail.

2 - Lixeira móvel - As crianças aprendem as cores de referencia da reciclagem de resíduos sólidos (lixo). Divida a turma em dois ou mais grupos criem os nomes para os grupos. Dêem uma volta pela escola e juntem os materiais que acharem: latas, garrafas pet, tampas de plásticos e metal, papel, papelão, madeiras e etc. Para garantir o sucesso da atividade, leve de casa alguns materiais reciclados e utilize quatro caixas de papelão. As crianças pintam as caixas nas cores descritas abaixo, ou ainda, podem fazer colagem nas caixas com recortes nas cores indicadas abaixo.

VERMELHO PARA PLÁSTICO / AZUL PARA PAPEL
/ AMARELO PARA METAL / PRETO PARA MADEIRA

Não coloque os nomes (plástico, metal, papel, madeira) nas caixas. Explique às crianças as cores correspondentes para cada material e peça que memorizem. Os materiais reciclados ficam numa pilha e a certa distância quatro crianças ficam por trás da caixa recicladora. O estagiário começa a brincadeira explicando que vai cronometrar o tempo de cada grupo (tipo 30 segundos). Por vez, as crianças de cada grupo tentam coloca o maior número possível de materiais da pilha na caixa recicladora certa. Todos contam os materiais de cada caixa e se o grupo colocou na caixa certa. Para dificultar um pouco a brincadeira, de vez em quando, peça às crianças responsáveis pelas caixas que troquem de lugar umas com as outras. O grupo que colocar o maior número de objetos na lixeira correta será o campeão. No final o estagiário explica a importância da coleta seletiva e os seus benefícios.
Variação: Alguns participantes do grupo poderão estar com os olhos vendados, o restante do grupo dará dicas para seus companheiros. Nesta variação, os responsáveis pelas lixeiras não poderão trocá-las de lugar.

3 – Caçada: Divida a turma em três grupos e cada grupo escolhe o nome de um animal. Desenhe no chão seis círculos, um de frente para o outro, respeitando uma distância de mais ou menos uns três metros. Em outro lugar desenhe um quadrado (a jaula). Cada grupo ficará dentro de um círculo. Uma criança será o caçador (pegador) e se posicionar no meio dos seis círculos. O estagiário chama um animal, por exemplo, a onça. As crianças desse grupo correm para o círculo vazio e o caçador tenta pegá-las. Quem for pego ficará dentro da “jaula” até acabar o jogo. Em seguida chama-se outro animal e assim por diante, até que todos os participantes de um grupo sejam “caçados”. O Quando o estagiário chamar “todos os bichos”, todas as crianças mudam de circulo.
Variação: Quem for pego pelo caçador ao invés de ir para o quadrado passa a ser caçador também.

4 - Palavras chaves: TERRA, PLANETA, ÁGUA, ÁRVORES, FLORESTAS, DESMATAMENTO. Peça as crianças para fazerem uma catação (pesquisa) das palavras, na escola ou no bairro. As crianças perguntam às pessoas qual o significado de algumas destas palavras e anotam as respostas. Depois, o estagiário com as crianças criam um mural para colar as palavras ou desenhos sobre o que aparecer da catação, das palavras escolhidas. Esta atividade poderá ser articulada a próxima atividade. Com resultado do mural pode ser feito música, teatro, dança e outros.

5 - Gincana: O estagiário leva para a turma quatro envelopes lacrados com tarefas diferentes, conforme exemplo:
Grupo 1 - inventar a dança sobre o desmatamento Grupo 2 - inventar uma poema sobre a água
Grupo 3 - inventar a música sobre o planeta Grupo 4 - inventar uma dança sobre os animais

Esconda os envelopes pela escola e divida a turma em quatro grupos de alunos, explicando que existem quatro tarefas para serem cumpridas. Os grupos procurarão os envelopes e você poderá dar dicas tipo (“tá quente, tá frio”). Um grupo não pode revelar para o outro sua tarefa. Anteriormente o estagiário deverá orientar e disponibilizar materiais para a apresentação dos grupos. Convide outras crianças para assistir a apresentação. Converse antes com a CPP sobre a apresentação e a possibilidade das crianças fazerem um convite.

IMPORTANTE: no final das atividades 4 e 5, conversem com as crianças sobre como elas se sentiram realizando a atividade e se perceberam se as outras pessoas estão preocupadas ou fazendo algo para cuidar da natureza. Finalize perguntando o que elas aprenderam e no que cada uma pode fazer, tipo: não jogar papel no chão.

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