segunda-feira, 21 de junho de 2010

Oficina da Abolição-Encontro Inesperado

Inicie a oficina fazendo aquecimento corporal com as crianças.

Conte de forma dramatizada a história “O Encontro Inesperado” da turma do Sitio do Pica-pau Amarelo, parte deste encarte. Para as turmas A (crianças menores) e B (crianças maiores), você pode contar a história usando fantoches feitos e pintados junto com as crianças. Pode também fazer dedoches (fantoches para os dedos).

Sugerimos que esta semana você organize uma EXPOSIÇÃO junto com as crianças e os outros estagiários, reunindo todos os produtos (desenhos, danças, músicas, maquetes, fotos, vídeos, histórias e outros), resultados do trabalho nas oficinas de abolição da escravatura.
Atividades sugeridas para esta semana:

· Esta semana você poderá brincar das várias atividades dadas anteriormente.

1 - Criar uma aldeia semelhante a um quilombo - como nos outros dias das oficinas, as crianças criam as casas, as roupas, os chapéus, a música, e criam uma história e um nome para este quilombo. Ou ainda fazer uma maquete, com massinha ou material reciclado.

2 - Brincar de Plantio – cuidar da horta ou das plantas.

3 - Brincar de “Boneco que cresce” – cuidar dos bonecos de alpiste que nasceram.

4 - Brincar de Quebra-cabeça de palavras ou palavra cruzadas - com as palavras da história “O Encontro Inesperado”.

5 - Brincadeira do Trio ligado – a primeira criança muda (tecido na boca), a segunda cega (venda nos olhos) e a terceira com as mãos atadas. Todas três ligadas por um barbante. Uma outra criança ou o estagiário será o “feitor”, dará uma ordem e um tempo para as três crianças resolverem juntas uma tarefa. Todas as três crianças estarão com um colar ou algo que as identifique como tribo. Ganha o trio da tribo que terminar a tarefa mais rápida. Foque a brincadeira na história dos escravos e não foque na questão da pessoa com deficiência.

6 - Brincar de Capoeira, samba de roda e outras expressões afro - fazer uma dança do saci.
Brincar das Travessuras do Saci: corrida do saco, corrida da colher (de plástico + bolinha de papel), esconde-esconde, tá quente ou tá frio, pique esconde, pique parede, pique bandeirante, outros.

7 - Pintura: Paisagem do fundo do rio – precisará de cartolina ou outro material disponível e tinta guache. Passe a tinta nas mãos e nos pés das crianças e “carimbe” no papel. Em cada “carimbo” dos pés e mãos faça os olhos, nariz, orelha, cauda, boca, dos “peixinhos” do fundo do rio. O sol poderá ser feito com as mãos, os pássaros com os pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

cultura.e.info@gmail.com