quarta-feira, 18 de junho de 2008

REEQUILIBRANDO – Corpos

REEQUILIBRANDO – Corpos | Turmas A/B | Encontros: 3


Resumo: Esta oficina pretende experimentar a dinâmica das relações espaço-corporais cotidianas e os limites do corpo. As relações de equilíbrio e a interação com materiais cotidianos são ampliadas através de um exercício que propõe a sustentação de objetos diversos prensados entre o corpo do participante e uma parede, resultando em um registro dos contornos das formas construídas durante o processo.

Recursos materiais: Objetos de tamanhos e formatos variados (lápis, cadernos, tampinhas, entre outros), giz de cera e/ou canetinhas de cores variadas.

=> PRIMEIRO ENCONTROSegurando a parede
1. A turma será dividida em duplas.
2. Um dos participantes de cada dupla deverá se posicionar diante da parede (de frente ou de costas).
3. O participante livre atuará posicionando objetos diversos entre a parede e o corpo do outro membro da dupla, sendo incentivado pelo oficineiro a provocar uma relação de esforço e certo grau de dificuldade para a outra criança.
4. O participante encostado a parede deverá equilibrar a maior quantidade possível de objetos entre seu corpo e a parede.
5. Após todos os objetos terem sido posicionados, o participante livre deverá traçar o contorno do corpo do participante que está sustentando os objetos, utilizando uma caneta hidrocor ou giz de cera sobre a parede. Cada participante deverá ter seu contorno demarcado com uma cor diferente para facilitar a identificação visual posterior.
6. Após o traçado do contorno, ambos os membros da dupla deverão marcar com desenhos, símbolos, palavras ou outro sistema qualquer, o posicionamento de cada objeto utilizado na proposta.
7. A dinâmica deverá ser repetida, invertendo-se a as duplas de maneira que o participante que esteve equilibrando os objetos contra a parede passe a posicioná-los e vice-versa.
8. Diálogo sobre a proposta.


=> SEGUNDO ENCONTROMutantes

Recursos materiais: Roupas usadas, retalhos, tesouras, barbante e/ou fios diversos, papéis usados, jornais, revistas, folhas secas, pedras, tampinhas, linha e agulhas.

1. A turma será dividida em duplas ou trios.
2. Um dos membros da dupla (ou trio) deverá vestir algumas das peças de roupas coletadas.
3. O oficineiro apresenta a proposta de criação de "deformações" para o corpo do participante que se tornará uma escultura viva, preenchendo-se as roupas com materiais e objetos diversos.
4. O (s) outro (s) participante (s) deverá "remodelar" o corpo do participante-mutante, produzindo "deformações", prolongamentos, extensões, entre outra possibilidades estéticas. Para tanto, deverá preencher, cortar, amarrar e costurar as peças de roupa.
5. O oficineiro deverá atuar orientando a produção das duplas/grupos, incentivando a experimentação de possibilidades materiais diversificadas, como peso, volume, para a obtenção de estruturas variadas na composição das esculturas, bem como monitorando e potencializando a manipulação dos materiais.
6. Todos os participantes devem ocupar a posição de "modeladores" e "modelados" alternadamente.
7. Os participantes modelados deverão experimentar possibilidades de interação com o grupo e com o espaço. Pode-se propor algum jogo ou "desafio" corporal acordado pelo grupo
8. Discussão sobre a proposta.
9. Os mutantes podem ser desmontados e recolhidos para o reaproveitamento do material pela próxima oficina.

Conclusão: Exposição dos mutantes.


=> TERCEIRO ENCONTROEsculturas Moles

Recursos materiais: Roupas usadas, retalhos, tesouras, barbante e/ou fios diversos, papéis usados, jornais, revistas, folhas secas, pedras, tampinhas, linha e agulhas.

1. O oficineiro promoverá uma discussão com o grupo, identificando os conceitos associados pela turma a idéia de escultura (discutir as noções de "forma" e "deformação").
2. O oficineiro apresenta a proposta de criação de "esculturas moles", preenchendo peças de roupas com materiais e objetos diversos para a construção de "corpos" dotados de possibilidades formais diversas das consideradas normais.
3. Cada participante deverá receber pelo menos duas peças de roupa, podendo escolher os materiais e objetos que empregará para a construção de sua escultura.
4. O oficineiro atuará orientando a produção do grupo e incentivando a experimentação de possibilidades materiais diversificadas, como peso, volume, para a obtenção de estruturas variadas na composição das esculturas.
5. Discussão sobre a proposta e os resultados obtidos.

Um comentário:

  1. Sinto alegremente satisfeita com a oficina ,MUTANTES.A oficina em si foi muito bem vinda para as crianças das turmas (A,B)todas participaram se descontrairam.O ponto fudamental para realização ser bem sucedida,foi os encontros no espaço cultural no qual os oficineiros colocaram as dificuldades e sugestão para melhoria das mesma ,e atraves desta dificuldades pude me espelhar e ter um otimo resultado,em geral em todas as oficinas.

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