domingo, 8 de junho de 2008

PALAVRAS DO BAIRRO

PALAVRAS DO BAIRRO | Turmas A/B | Encontros: 3

Resumo
: Esta oficina propõe a discussão das relações culturais e subjetivas vinculadas ao usos das palavras, associando-as a uma dimensão sensorial. Ao mesmo tempo, proporciona o desenvolvimento de uma relação de proximidade entre as oficinas culturais e a comunidade, que é convidada a participar da proposta doando palavras e recebe o produto final da atividade sob a forma de painéis públicos.

Recursos materiais: Pedaços de papel, canetas/lápis/hidrocor, caixas ou sacolas plásticas (para o armazenamento das palavras coletadas), cola.

=> PRIMEIRO ENCONTRO – Coleta de palavras pelo bairro.
1. Na apresentação da proposta o oficineiro, junto com grupo, determinará a “categoria” de
palavras que serão coletadas, explicitando que a atividade prevê a associação das palavras
a sensações e características inusitadas ( Ex.: palavras secas, palavras azuis, palavras
tortas, entre outras). O oficineiro deverá orientar os participantes sobre a maneira de
conduzir a abordagem às pessoas do bairro. Para cada turma participante será proposto
um tipo diferente de palavra para ser coletada.
2. Cada participante receberá pelo menos onze tiras de papel e uma caneta/hidrocor/giz de
cêra e uma sacola ou caixa para guardar as palavras coletadas.
3. O oficineiro conduzirá o grupo para a rua e estimulará a abordagem dos transeuntes e a
visitação às casas para a solicitação das palavras (Ex.: A senhora pode me dar uma palavra
molhada?). Nesse momento, o oficineiro desempenha um papel de monitor, evitando atuar
como mediador na abordagem dos moradores.
4. No retorno a escola, todas as palavras coletadas serão armazenadas e organizadas por
“categoria”.
=> SEGUNDO ENCONTRO – Seleção das palavras, diálogo sobre as palavras coletadas, escolha
do lugar de exposição.
1. O grupo realizará um inventário das palavras coletadas no encontro anterior mediante
a leitura em voz alta. Nessa etapa, serão identificadas e separadas as palavras que se
repetem.
2. Discussão sobre as diferentes palavras coletadas dentro de um mesma categoria,
incentivando uma reflexão a respeito da influência da subjetividade e da cultura na
construção da linguagem.
3. Discutir aspectos referentes a produção dos painéis públicos (composição, materiais,
local de exposição, entre outros). Nesse momento, o oficineiro deve incentivar o grupo a
produzir um esboço do painel que será produzido.

=> TERCEIRO ENCONTRO – (conclusão):
1. Confecção dos painéis públicos nos locais previamente escolhidos por cada grupo (ex.:
muros, calçadas, postes, entre outros). A técnica de produção dos painéis pode variar
desde a colagem dos papéis escritos pelas crianças durante a coleta ou a pintura das
palavras, por exemplo.

5 comentários:

  1. Esta oficina foi umas das melhores que vivenciei. Sou oficineira na escola municipal Adrianópolis, é uma escola de campo portanto de difícil acesso e levar as crianças até o centro para pesquisar palavra foi um desafio,pois eles nunca haviam saído da escola para fazer algo tão inusitado e por incrível que pareça as crianças que tinham dificuldade de escrever pediam para que eu soletrasse as palavras que a população fornecia. Os menores desenhavam mas queriam que eu ajudasse a escrever pois o amigo estava escrevendo e eles queriam também escrever. Deu um trabalho, mas no final o nosso muro está sendo a sensação da escola, reparem as fotos. Ah! também tive que andar o bairro todo para conhecer as fábricas que têm em torno da escola, eles falavam das casas onde moravam e o que eles gostavam de fazer quando estavam nas suas casas. Portanto as palavras do bairro foram uma experiência que guardarei pra sempre em minha vida! Obrigada!

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  2. Que maravilha¡
    e as fotos?
    abraços

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  3. Foi muito boa arealização dessa oficina em minha escola.Foi a primeira vez que saí com os alunos e eles adoraram.Na finalização com a turma B1 tive problemas com um aluno que aprontou todas estragando o trabalho dos colegas e pintando a todos.Coisa de criança levada,mas q me gerou um baita problemão com a coordenadora.
    tanto,que não pude realizar a mesma com a turma A1.
    Mas eu gostei muito,e a turma pediu BIS.

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  4. uma das melhores da minha escola, desde saida, na qual não tivemos problemas a pintura do mural, ou seja dos varios murais

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  5. O QUE É ARTE CONTEMPORÂNEA?
    Seminário que tem o objetivo de registrar a produção da arte brasileira contemporânea. Os artistas falam de trajetórias de vida e trilham percursos que vão da criação à exposição de obras. São convidados nomes como Marcos Chaves, Chelpa Ferro, Bruno Vianna e Luiz Alphonsus, que utilizam o som, a fotografia, o vídeo, o cinema e a pintura como meios de expressão. Os seminários serão filmados e, posteriormente, transformados em publicação.
    13h às 15h – Salão Moniz de Aragão

    Informações: 3873-5077

    Realização: Núcleo N-imagem da ECO/UFRJ

    LINK:http://www.forum.ufrj.br/programacao.html

    ATENÇÃO: PASSE ESSA INFORMAÇÃO ADIANTE!

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