domingo, 8 de junho de 2008

ESCRITA AUTOMÁTICA, LOUCA, MALUCA, PIRADA, DOIDONA...

ESCRITA AUTOMÁTICA, LOUCA, MALUCA, PIRADA, DOIDONA...
Turmas A/B | Encontros: 1 ou 2

Resumo: Esta oficina propõe um exercício de escrita não racionalizada. Resultará na composição coletiva de uma trama visual e conceitual, constituída a partir de uma atividade de associação e construção de conexões subjetivas entre palavras extraídas do repertório de cada criança, elencadas aleatoriamente e analisadas por todo o grupo.

Recursos materiais: Folhas de papel individuais, canetas e/ou lápis, folha de papel grande (para ser utilizada pelo grupo), imagens diversas (mapas, raízes, malhas ferroviárias/rodoviárias, dentre outras)
que remetam visualmente às idéias de conexão, rede, ramificação.

=> PRIMEIRO ENCONTRO

Etapas:

1. O oficineiro realizará a busca de imagens diversas que remetam à noção de redes,
anteriormente a aplicação da oficina.
2. O oficineiro distribuirá folhas individuais, canetas e/ou lápis para o grupo.
3. O oficineiro propõe uma palavra-chave para o grupo. Ex: Palavras relacionadas ao
cotidiano das crianças, tais como: escola, arte, cultura etc.
4. O oficineiro determinará um intervalo de tempo, até 43 segundos, para que o grupo
escreva outras palavras relacionadas a palavra-chave.
Para esta etapa o oficineiro deve explicitar as condições para realização da atividade:
a criança não deve parar para selecionar palavras e/ou tirar a caneta do papel.
5. O grupo fará a leitura individual, em voz alta, das palavras escritas.
Para esta etapa cada criança deverá escolher no mínimo uma palavra de sua escrita
automática louca, maluca, pirada... para realização da próxima etapa.
6. No centro de uma folha grande de papel, o oficineiro deverá escrever a palavra-chave
e o grupo as palavras selecionadas na etapa anterior ao redor dela, de forma aletória.
7. O oficineiro propõe que cada participante estabeleça conexões entre as palavras escritas
na folha grande, traçando linhas entre elas, criando, desse modo, uma rede.

=> CONCLUSÃO – O oficineiro incentiva um debate em roda sobre a rede composta pelo grupo, abrindo espaço para que os participantes questionem e repensem as conexões propostas, podendo construir outras, e realizem uma comparação entre a rede construída pelo grupo e
as imagens reunidas pelo oficineiro.

7 comentários:

  1. Essa atividade foi aonde a poesia visual criada pelas crianças mais aflorou. Na palavra proposta "teatro" elas me presentearam com palavras interessantes como "bobeira" , "brincadeira", "sacanagem". E em pensar que o teatro ocidental nasceu em plena orgia sexual.rsrsrs. Mas o interessante que a sacanegem que eles propuseram foi n âmbito do jogo lúdico que tanto a palavra quanto a atividade possibilitava. As palavras "ônibus", "pão" e "escola" também foram recriadas e reinventadas com a mesma criatividade e espírito recreativo.

    Grnade abraço.

    Marcio Rufino.

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  2. O resultado dessa oficina em minha escola foi muito bom.Os alunos da turma A1 não sabem escrever,mas capricharam nos desenhos para definir ARTE.Já as turmas B1 e B2 também definiram CULTURA de uma maneira que me surpreendeu.
    Depois fizemos a rede com barbante ligando os elementos.Ficou tão legal que a coordenadora pediu q fizesse outra,só que com o tema ÁGUA que é o q a escola est´´a trabalhando.Foi muito legal mesmo.

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  3. Olá caros amigos..
    Bem, o resultado desta oficina em minha escola foi muito bacana. Por que a maioria dos alunos foram criativos na escolha das palavras e os objetivos propostos pela atividade foram alcançados.
    Os alunos de turmas como A1 e A2 que não sabem escrever, mas que utilizaram os desenhos durante a atividade, me surpreendeu com os resultados.
    E ao final da atividade, onde foi feito um debate, sobre a rede composta pelos grupos,o trabalho pôde ser questionado e as crianças puderam perceber que não há limites para a sua própria imaginação.

    Um grande abraço!

    Fabiana Guinzani

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  4. Pessoal, estive hoje com uma pessoa muito especial chamada Bianca em uma reunião na semed, e que atua na coordenação do trabalho de leitura e produção de textos nas unidades escolares. Possivelmente ela deve passar por aqui, mas o fato é que ela apresentou diversas propostas que se aproximam deste tipo de atividade que estamos desenvolvendo com as crianças, sendo assim, no retorno as aulas vamos proucurar as incentivadoras de leitura e seduzi-las a conheçer e se integrar a estas propostas com o fim de obtermos desdobramentos em outros momentos em que as crianças passam por atividades no horário integral!!!!

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  5. na minha escola conseguimos discutir em algumas turmas sobre virtudes. foi legal

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  6. Adorei o resultado desse oficina !As crianças do Ayrton Senna a receberam muito bem!!!

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  7. O QUE É ARTE CONTEMPORÂNEA?
    Seminário que tem o objetivo de registrar a produção da arte brasileira contemporânea. Os artistas falam de trajetórias de vida e trilham percursos que vão da criação à exposição de obras. São convidados nomes como Marcos Chaves, Chelpa Ferro, Bruno Vianna e Luiz Alphonsus, que utilizam o som, a fotografia, o vídeo, o cinema e a pintura como meios de expressão. Os seminários serão filmados e, posteriormente, transformados em publicação.
    13h às 15h – Salão Moniz de Aragão

    Informações: 3873-5077

    Realização: Núcleo N-imagem da ECO/UFRJ

    LINK:http://www.forum.ufrj.br/programacao.html

    ATENÇÃO: PASSE ESSA INFORMAÇÃO ADIANTE!

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